Educador

Trago-te um recado de muita gente. Alguém que praticou uma boa ação, manda dizer-te que foi porque teu exemplo convenceu.

Alguém que venceu na vida, manda dizer-te que que foi porque tuas lições permaneceram.

Alguém que superou a dor, manda dizer-te que foi a lembrança de tua coragem que ajudou.

De ti nasce a razão e o progresso de um povo!

Esqueça o cansaço e a preocupação, porque muita gente pede a Deus para que você seja feliz!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

"Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que  os pássaros desaprendam a  arte do vôo. Pássaros engaiolados, são pássaros sobre controle. Engaiolados o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado, só pode ser encorajado."
Rubem Alves

Um comentário:

  1. Concordo em tudo, no todo escrito aqui. Certamente o ensino no Brasil ainda avançará. Existem muitas "gaiolas" e também existem "asas". A questão é: até quando existirão as "gaiolas"?

    Att.,
    Profº Netto, F.A.

    ResponderExcluir

História do Passado

História do Passado

A Escola da Ponte no Passado

Era preciso repensar a escola, pô-la em causa. A que existia não funcionava ,os professores precisavam mais de interrogações do que de certezas. Concluímos que só pode haver um projeto quando todos se conhecem entre si e se reconhecem em objetivos comuns. Apercebemo-nos que um dos maiores óbices ao desenvolvimento de projetos educativos consistia na prática de uma monodocência redutora que remetia os professores para o isolamento de espaços e tempos justapostos, entregues a si próprios e à crença numa especialização generalista. Percebemos que se há alunos com dificuldades de aprendizagem, também os professores têm dificuldades de ensino. Obrigar cada um a ser um outro-igual-a todos, é negar a possibilidade de existir como pessoa livre e consciente A escolinha era do "plano dos centenários", tinha duas salas e cada sala a sua entrada. Grandes males, grandes remédios! Num belo dia, vá de deitar abaixo a parede que as dividia. Limpada a caliça, os putos espreitaram para o outro lado. Lá estavam meninas e meninos iguais aos do lado de cá... O buraco estava aberto e nem pensar em tapá-lo. Veio o trolha a mando da Junta de Freguesia e fez do feio buraco um belo pórtico comum a dois universos que passaram a ser um só. Onde antes estava uma parede que dividia achava-se agora uma passagem que juntava.

Vídeo Escola da Ponte